O que é Reumatologia Pediátrica?
Sempre que me perguntam qual é a minha profissão sou questionada: mas crianças tem reumatismo? Isso não é só em adultos e idosos?
A Reumatologia Pediátrica é uma área de atuação médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina. Os primeiros relatos de doenças reumáticas na infância datam do século 19. Depois de 1940 começou a ficar evidente que as doenças reumáticas da infância não eram apenas mimetismo das doenças reumáticas dos adultos e que era necessária uma divisão da área de atuação para abranger com maior especificidade esses pacientes. Os avanços científicos na área da reumatologia pediátrica mostram que tanto a base imunogenética quanto a evolução e tratamento das doenças reumáticas na infância são diferentes dos adultos.
Conceitualmente as doenças reumáticas com início antes dos 16 anos de idade fazem parte do escopo de acompanhamento pela Reumatologia Pediátrica. As doenças reumáticas se caracterizam pelo envolvimento do sistema músculo-esquelético e pela inflamação crônica ou recorrente dos tecidos conectivos (aquele que mantêm o nosso corpo todo ligado – ossos, ligamento, tendões, cartilagem, gordura), sendo tradicionalmente consideradas como doenças reumáticas:
• Febre Reumática – incidência anual – 3 a 100 por 100.000 crianças
• Artrite Idiopática Juvenil (antiga artrite reumatóide juvenil) – 0,34:1000 crianças
• Lupus Eritematoso Sistêmico – 0,6:100.000 crianças
• Dermatomiosite juvenil – 3:1.000.000 crianças
• Esclerodermia Sistêmica – 1:1.000.000 crianças
• Esclerodermia Localizada – 2:100.000 crianças
• Vasculites incluindo a púrpura de Henoch-Schonlein – 13:100.00, doença de Kawasaki – 8:100.000, poliarterite nodosa, entre outras.
• Doenças auto-inflamatórias (febre familiar do mediterrâneo e outras) – muito raras
• Osteoporose Juvenil
• Síndrome da amplificação dolorosa
Essa especialidade abrange doenças que necessitam muitas vezes de exclusão de outras causas antes de se definir um diagnóstico definitivo, tendo uma importante ligação com outras áreas da medicina que incluem ortopedia, oftalmologia, nefrologia, gastroenterologia, hematologia, cardiologia, infectologia e dermatologia, além de uma relação de trabalho de interdisciplinaridade com os diversos profissionais da saúde incluindo fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, educadores físicos, assistentes sociais, nutricionistas e enfermeiros.
O reumatologista pediátrico é um médico que necessita de um conhecimento abrangente da sua área de atuação assim como diversas condições clínicas de outras subespecialidades da pediatria que podem mimetizar as doenças reumáticas.
Para saber mais sobre a história da Reumatologia Pediátrica:
http://www.nature.com/pr/journal/v58/n5/full/pr2005810a.html
Organizações internacionais de estudo em Reumatologia Pediátrica:
http://www.carragroup.info
http://www.pres.org.uk
http://www.printo.it